O FlightRadar é o site de rastreamento de voos mais conhecido atualmente no mercado. Mas como funciona o FR24? O funcionamento do FR24 é o mesmo de todos os outros sites como a FlightAware, PlaneFinder e Radarbox.
A FlightRadar24 tem uma rede mundial de 20.000 receptores, seja enviados por eles (caso precise de cobertura na região), ou feitos pelas pessoas. Os radares com a sigla inicial ''F", significa que esse kit é da FlightRadar24 instalado no local, e a sigla "T", que são radares construídos pelas próprias pessoas.
Print mostrando a informação ''Radar''
O kit da FlightRadar24 enviado aos colaboradores é composto de uma antena, cabo coaxial e um receptor:Receptor ADS-B da FlightRadar24
Antena ADS-B na frequência 1090mhz (66 cm)
O alcance máximo da antena é de 350 nm (milhas náuticas)
RTL-SDR
Raspberry Pi 3
A FR24 recebe a cada segundo dados dos seus 20.000 colaboradores, que captam os sinais ADS-B ou não, pois há também o MLAT, que é outro tipo de forma de rastreio. Entretanto, as antenas dos receptores locais próprios da FR24 ou das pessoas, recebem esse sinal na frequência 1090 Mhz, da antena vai para o receptor, e do receptor para os servidores do site. A FlightRadar24 escolhe o radar que irá rastrear o avião, tendo em vista as questões como a latência dos dados para o servidor deles, o nível de sinal da antena para o receptor, e outros dados que fazem com que escolham um receptor mais apropriado para um melhor processamento de dados daquela aeronave.
Muito do contrário do que pensam, a cobertura do FlightRadar24 não é feita por satélites (ainda), mas sim por receptores locais. Eles também recebem dados de governos como dos EUA, Nova Zelândia, mas há um atraso de 5 minutos nesse dados, e por isso a FR24 decidiu investir na expansão na cobertura dos EUA há alguns anos. Há também uma lista de aeronaves da FAA, pela qual a FR24 e outros sites são submetidos ao bloqueio delas no site. Os próprios donos também podem pedir o bloqueio da aeronave no site.
A FlightRadar24 surgiu de uma ideia de Mike Robertson e Frederik Lindahl do rastreamento de apenas aeronaves no espaço aéreo europeu e sueco no ano de 2006, na Suécia.
Mas de alguns anos para cá tornou-se sucesso mundial. A empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e conta com 30 funcionários, entre eles programadores e desenvolvedores. E composta por pessoas de vários países; Reino Unido, Suécia e outros países.
Escritório da FlightRadar24 na capital sueca
Empresas que compram os dados da FR24
Os colaboradores recebem algum dinheiro ou algo em troca? Recebem uma conta Business gratuitamente da FR24, pois sabe-que gasta energia, internet para enviar 24 horas esses dados para o site. Ou seja, são as pessoas que fazem aparecer tantos aviões no FR24.
Espero que tenha gostado e até mais!











Comentários
Postar um comentário